Avaliação dos Itens

O Sonáticos usa o Goldmine Standard para a Avaliação dos Itens e condição deles no Site.

 

Mint (M)

Novo ou Lacrado. Provavelmente nunca tocado e possivelmente ainda lacrado. Uma perfeição 🙂

 

Near Mint (NM or M-)

Um Release quase perfeito. Muitos comerciantes não darão uma nota maior do que isso (talvez corretamente), pois talvez nenhum Release seja realmente perfeito. O Release não deve mostrar sinais óbvios de desgaste. Uma Capa não deve ter vincos, dobras, fendas de costura, furos de corte ou outros defeitos similares visíveis. O mesmo deve ser verdade para quaisquer outras inserções, como pôsteres, capas com letras, etc.

 

Very Good Plus (VG+)

Em geral, vale 50% do valor Near Mint. Um Release muito bom, mas, mostrará alguns sinais de que foi bastante tocado e também, manuseado por um proprietário que cuidou bem. Os defeitos devem ser mais na aparência, não alterando a reprodução al como um todo. As superfícies de gravação podem mostrar alguns sinais de desgaste e podem ter ligeiros rasgos ou arranhões muito leves que não afetam a sua audição. O rótulo pode ter algum desgaste ou descoloração, mas deve ser pouco perceptível. As marcas do fuso podem estar presentes. As Capas, na imagem e as capas internas terão algum desgaste leve, cantos ligeiramente virados para cima ou uma ligeira divisão de costura. Uma Capa de LP pode ter sinais ligeiros de desgaste e pode ser prejudicada por um orifício de corte, indentação ou canto cortado. Em geral, se não fosse por algumas coisas pequenas, isso seria Near Mint.

 

Very Good (VG)

Em geral, vale 25% do valor Near Mint. Muitos dos defeitos encontrados em um registro VG+ serão mais perceptíveis em um disco VG. O ruído da superfície será evidente ao tocar, especialmente em passagens suaves e durante a introdução e término de uma música, mas não dominará a música toda. O desgaste da ranhura começará a ser notável, com arranhões leves (profundos o suficiente para sentir com uma unha) que afetarão o som. As etiquetas podem ser prejudicadas na impressão, ou ter uma fita ou adesivos (ou seus resíduos) colados. O mesmo acontecerá com Capas de fotos ou Capas LP. No entanto, não terá todos esses problemas ao mesmo tempo. A recomendação Goldmine  avalia para ter o preço mais baixo que os demais.

 

Good (G), Good Plus (G+)

Geralmente vale 10-15% do valor de um Near Mint. Um Release na condição Good or Good Plus pode até ter qualidade de audio razoável, mas terá ruídos superficiais significativos, arranhões e desgaste visível do sulco. Uma capa terá marcas na costura, especialmente na parte inferior ou nas laterais. Enquanto o Release tocar, ruídos superficiais notáveis e os “tiques” quase certamente acompanharão a reprodução.

 

Poor (P), Fair (F)

Provavelmente este disco não tem boas condições em seu audio, mas, para o bom colecionador, isso não importa.

 

Generic

No contexto da classificação de itens no Sonáticos, o termo “genérico” refere-se a um tipo de capa que não é específico para o release. Uma capa genérica é ou uma capa lisa ou uma capa da gravadora com arte padrão da companhia. Uma Capa que é classificada como “genérica” não precisa de classificação adicional, como uma capa genérica geralmente acrescenta pouco valor ao item e pode ser facilmente substituída. Os vendedores podem especificar uma condição genérica da capa no campo “Comentário da condição do item”, se necessário. Um vendedor também pode anotar se a capa é uma capa da gravadora no campo “Comentário de condição do item”.